Oi gente,
Tudo bem por ai?
Ano passado fiz um projeto de imersão com professores de Ed. Infantil e Ensino Fundamental para estudarmos a BNCC, suas competências, e como trabalhar em sala toda essa novidade que recebemos de braços abertos!
O conteúdo é muito extenso, e tem muita gente meio perdida nessa história de BNCC.
Portanto vou passar aqui tudo que foi conversado e discutido nesse projeto introdutório, de uma forma bem simples, para que não fique nenhuma dúvida.
Caso ainda esteja difícil de entender, pode me enviar um e-mail, que conversaremos mais um pouco! (Professora particular grátis é só pra quem pode, não é mesmo?)
Se ainda está um pouco confuso até para os universitários e para os docentes que que estão chegando agora, imagine para nós, que fomos moldados nos PCN's e Referenciais Curriculares?
Vou tentar colocar tudo no stories Instagram de uma forma mais lúdica, e fazer um destaque assinalando alguns pontos, porém aqui no blog sempre fica o conteúdo na íntegra.
A princípio sabemos que a BNCC, ou Base Nacional Comum Curricular, é uma nova forma de organizar cada fase da educação trabalhando não só os conteúdos como também as habilidades sócio- emocionais do alunos.
Antes de qualquer explicação detalhada sobre os papéis, os eixos, os direitos, etc... Vamos começar pelas 10 competências gerais da Base Nacional, válidas por todo o ensino básico. Acredite, após termos aprendido essas competências uma parte importante do caminho já foi percorrido!
Vamos lá...
O escopo original deste texto é da Revista Educação e tentei fazer uma releitura para explicar do meu jeito. Este foi o texto que nos baseamos para dar o pontapé inicial nas discussões da imersão que fizemos nesses dias, e olha, funcionou muito bem!
O escopo original deste texto é da Revista Educação e tentei fazer uma releitura para explicar do meu jeito. Este foi o texto que nos baseamos para dar o pontapé inicial nas discussões da imersão que fizemos nesses dias, e olha, funcionou muito bem!
AS DEZ COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
1. Competência do Conhecimento
O aluno (criança ou adolescente) deve ser capaz de valorizar os conhecimentos que adquiriu e saber utilizá-los, seja físico, social cultural ou digital. O aluno precisa compreender e saber explicar a realidade, deve continuar aprendendo e colaborar para uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Competência do Pensamento Científico, Crítico e Criativo.
O aluno deve ser capaz de exercitar sua curiosidade intelectual utilizando abordagens próprias das ciências - como investigação, reflexão, análise crítica, etc... - para investigar causas, levantar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com criatividade, imaginação e principalmente com base no seu conhecimento prévio das diferentes áreas de estudo.
3. Competência do Repertório Cultural
O aluno deve ser capaz de valorizar e desfrutar as diversas manifestações artísticas e culturais, desde as locais até as mundiais, e também participar de práticas diversificadas de produção artística e cultural.
4. Competência da Comunicação
O aluno deve ser capaz de utilizar diferentes tipos de linguagens, como por exemplo a linguagem verbal (seja oral, escrita, libras), a linguagem corporal, visual, sonora e digital. Deve ter conhecimento das linguagens artísticas, matemáticas e científicas para se expressar, comunicar e compartilhar informações e experiências, ideia e sentimentos, nos mais diferentes contextos de forma a produzir sentido ao que quer explicar, para que o entendimento não seja apenas pessoal, e sim mútuo.
5. Competência da Cultura Digital
O aluno deve ser capaz de compreender, utilizar e também criar tecnologias digitais para informação e comunicação, de uma forma que seja crítica, significativa, reflexiva e ética. Deve usar essas tecnologias em diversas práticas sociais (incluindo as escolares) com a finalidade de se comunicar, acessar e compartilhar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer autonomia e protagonismo na vida em sociedade.
6. Competência do Trabalho e Projeto de Vida
O aluno deve ser capaz de valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, sua e dos outros, e a partir disso apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, utilizando-se de liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7. Competência da Argumentação
O aluno deve ser capaz de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Competência do Autoconhecimento e Autocuidado
O aluno deve ser capaz de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis. Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8. Competência do Autoconhecimento e Autocuidado
O aluno deve ser capaz de se conhecer, se apreciar e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se inserido na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
O aluno deve ser capaz de exercitar a empatia, a alteridade, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos. Acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Competência da Responsabilidade e Cidadania
O aluno deve ser capaz de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
A BNCC é um documento extenso, com 600 páginas, mas seu estudo é muito importante não só para quem já trabalha na área e precisa se alinhar, mas também para quem é estudante de Pedagogia e pretende prestar concurso em Educação ou trabalhar diretamente em sala de aula.
Então não tem como fugir, o negócio é aprender, ficar craque na Base Nacional!
Este post é só um pedacinho de tudo que ainda está por vir, mas precisamos estudar primeiro as competências para seguirmos com o conteúdo. Combinado?
Beijos, M.
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🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Porvir, Revista Educação, Educa Brasil, MEC e Instituto Inspirare. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!