A BNCC na Educação Infantil - Parte II



Oi de novo, gente!
Se você chegou aqui agora está na postagem errada, volte algumas casas e comece o jogo da BNCC por aqui
Se você está continuando a saga, bora lá que tem muito textão pela frente! Rs

A primeira coisa que já compreendemos é que a BNCC tem muitas camadas, certo?
Antes de começar a montar o seu plano de aula é preciso ter em mente que todo plano deve se basear nas 10 competências da Educação Básica, adequar-se aos 4 fundamentos, e garantir os 6 direitos da Educação Infantil.
Mas na prática, como utilizar cada conteúdo especifico desta base curricular?

Lembrando que ao trabalhar seguindo a BNCC o professor automaticamente está garantindo os princípios éticos, políticos e estéticos da DCNEI, então não precisa se preocupar em colocar mais pontos de atenção no conteúdo.

A próxima camada da BNCC que vamos estudar são os Campos de Experiência.
Os campos de experiência fazem parte da organização curricular da Educação Infantil. Portanto são utilizados nas descrição dos projetos e planos de aula. E por isso os professores precisam compreender muito bem do que se trata e saber como utilizá-los.





O objetivo de cada campo de experiência é proporcionar saberes significativos aos alunos, para auxiliá-los a construir o seu próprio conhecimento e viver de forma plena a fase da Educação em que se encontra! 
A Educação é sobre criar competências e habilidades, não apenas sobre receber conteúdos e informações. 
Cada campo utiliza metodologias e estratégias para garantir que o aluno tenha essa experiência, e propõe objetivos específicos a serem conquistados, que por sua vez garantirão o aprendizado proposto no campo.
 
Os campos de experiência trabalhados na BNCC são cinco: 

Eu, o outro, o nós (EO)
Corpo, gestos e movimentos (CG)
Traços, sons, cores e formas (TS)
Fala, escuta, pensamento e imaginação (EF)
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET)

Dentro de cada campo de experiência seus objetivos são separados por fases, que estão divididas assim: 

Creche - Crianças bebês (0 a 1 ano e 6 meses) 
               Crianças muito pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Pré- escola -  Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

No momento de montar o plano de aulas é importante colocar a classificação da faixa etária para qual se destina aquela atividade, a qual campo de experiência ela pertence, e qual o seu objetivo específico. Tudo isso pode ser identificado com um código simples no inicio do plano, conforme eu já tinha explicado nessa postagem aqui
Abaixo eu montei um esquema específico para explicar como utilizar os códigos da Educação Infantil:





O código apresentado no esquema EI01EO01 trata do primeiro objetivo "Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos".
Mas os objetivos são muitos para cada campo e cada faixa etária, o que tornaria inviável postar aqui. Por isso, o invés de me alongar no assunto, deixarei o link para a tabela de todos os objetivos aqui, e quem tiver interesse ou dúvida pode me enviar um e-mail, que eu tenho todos os objetivos em planilha Excel, prontos para imprimir e deixar numa pasta para consulta. Acredite, é muito útil! Eu uso esta lista praticamente todos os dias para estudar plano de aulas!

Então combinado. 
Abaixo eu explico os campos de experiência e você estuda cada objetivo desses campos! Ok?

Eu, o outro, o nós (EO) 
A construção da identidade da criança é algo que ocorre desde os seus primeiros dias de vida, mas é na Educação Infantil que ela é potencializada quando concebemos a nossa forma de agir, pensar e sentir, quando enfim nos percebemos como o EU. 
Nesta caminhada de construção também percebemos o outro e a nossa relação com outro. O reconhecimento, a interação, e a comunicação com sujeitos além de nós mesmos é uma vivência fundamental para a nossa participação social.

Corpo, gestos e movimentos (CG)
Na primeira infância, o corpo é o principal instrumento de comunicação da crianças.
Este campo destaca a importância dos gestos, movimentos e expressões para a interação das crianças com o todo o seu universo social. Trabalhar esta experiência de forma rica e diversificada cria maiores possibilidades de linguagem e conhecimento, de si e do mundo. Além de trabalhar a consciência corporal, aprendendo a identificar e nomear todas as suas partes.   

Traços, sons, cores e formas (TS)
As crianças percebem, reconhecem, dão significado e representações aos ambientes em que vivem. E isso acontece porque estão observando este ambiente, suas pessoas, seus acontecimentos e atividades. Criar experiências onde a criança desenvolve a percepção visual e sonora potencializa o aprendizado e desenvolve a expressividade e criatividade.   

Fala, escuta, pensamento e imaginação (EF)
É um campo que trabalha prioritariamente a comunicação humana, que não é efetivada apenas pela fala, mas por variáveis formas de interação. Mensagens textuais, corporais, gestuais, até pela dança e pelo desenho. Enfim, todas as linguagens verbais e não verbais.
Aprender as diferentes formas de comunicação amplia o universo de conhecimento da criança e aqui também entram os ensinamentos em braile e libras. 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (ET)
Para iniciar o ensino de temas importantes como a vida animal, o meio ambiente, as cidades, entre outros, é preciso estabelecer primeiro a noção de espaço, tempo e quantidades. São esses ensinamentos que, junto com o aprendizado de relações e transformações, oferecem a cada criança o desenvolvimento de um senso crítico e um olhar significativo sobre o mundo em que vive.

Engana-se quem pensa que trabalhar os campos de experiência é uma atividade separada, desconectada e única. Muitas atividades envolvem vários campos de experiência, afinal a educação é assim: Uma intersecção de saberes!
A partir do momento que o planejamento está comprometido em desenvolver cada habilidade proposta pelos campos de experiências da BNCC promove-se então o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade centralizada nas necessidades e interesses da crianças!

Como já disse acima, quem tiver interesse em conhecer cada objetivo e habilidade solicitada, para cada faixa etária, de cada campo de experiência específico, é só entrar aqui neste link, ou me enviar um e-mail, que tenho uma versão em Excel pronta para imprimir.
Lembrando que esse conteúdo é pedido em concurso e utilizado no cotidiano pedagógico de todos os professores de Educação Infantil!
Espero que gostem!

Beijos, M.




🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!