Professor, como está a sua mesa de trabalho?


Oi gente linda, que ganha mal mas se diverte!
Tudo bem por ai?

Esses dias conversamos sobre leitura, sobre a importância de inserir em nosso cotidiano o hábito de ler, não só por prazer, mas também para se manter em progressão e cada vez mais capacitados na profissão que escolhemos.

(As pesquisas científicas, por exemplo, são um bom meio de se manter atualizado, pois trazem novos métodos de ensino, novas percepções, e até novos problemas a serem resolvidos no ambiente escolar)

Sugeri que todos fizessem leituras de artigos científicos e outras publicações, para manter os estudos e o vocabulário em dia. Além de livros teóricos para aumentar o nosso conhecimento profissional.
Porém, muitas pessoas se queixam de falta de tempo. E qual a solução para gerir o nosso tempo? Isso mesmo: Organização.

É fácil perceber que não falta somente organização para gerenciar o tempo, e sim em todos os aspectos do trabalho. 
Como está a mesa de trabalho ou de estudo hoje? 
Arrumada ou uma bagunça com papéis e pastas espalhadas? 
É fácil de encontrar rapidamente qualquer coisa que precise?

Pois é, para começar a organizar o cotidiano, com o intuito de ser mais proveitoso, precisamos começar organizando nossas coisas.
Sei que organização parece um conceito clichê, coisa de programa de televisão, impossível de ser alcançado para quem já vive na bagunça. Mas acredite, deixar as coisas arrumadas é mais fácil do que se imagina. É só escolher a estratégia certa e colocar a mão na massa! 
Afinal, se temos um plano de aulas, por que não um plano de rotina?
Começamos assim...

Ter uma rotina
Normalmente universitários e professores têm seus horários certos para as aulas, então só precisamos organizar o tempo livre. Qual o horário de acordar? Este horário está funcionando bem? Consegue chegar pontualmente ao trabalho? Consegue acordar 20 minutos mais cedo para inserir no cotidiano uma tarefa importante? E ao chegar em casa, já tem em mente quais tarefas deve ser executadas?
Ter um horário fixo para cada tarefa ajuda a não perder o foco na hora de colocar em prática, e assim qualquer tempo extra já é bônus!

Organizar as coisas 
Separar um final de semana para fazer aquela faxina geral no ambiente de trabalho ou de estudo é sempre uma aventura cansativa, porém eficaz. Mas eu prefiro mesmo é evitar a fadiga e reservar 20 minutos por dia para fazer uma arrumação rápida. Cada um pode escolher o que funciona melhor para si.

Quando estamos cercados de bagunça perdemos a motivação e as tarefas tornam-se mais lentas. E não queremos demorar mais para fazer uma pesquisa ou montar o planejamento de um componente, não é? Uma mesa mais organizada é capaz de clarear as ideias, evitar distrações, diminuir o estresse e aumentar a produtividade. E já que estamos nesta tarefa de organizar a mesa, por que não estender isso aos armários e gavetas? Juro que não temos nada a perder!

Desapegar do que não usa mais
Claro que todo professor precisa ter material guardado, e por isso acabamos muitas vezes acumulando coisas que não precisamos. Para não correr risco de aglomerarmos coisas inúteis, dificultando encontrar o que se precisa, sempre é bom dar aquela olhada crítica em tudo que tem guardado e se perguntar se aquilo será realmente útil, ou se é só entulho mesmo. Separar bem as coisas é ideal para entrarmos no próximo item...

Organizar a forma de arquivar 
Seja em caixas, pastas, gavetas... Não importa o jeito que será guardado, o importante é que depois de separar o que é útil do que é lixo a gente consiga guardar de forma organizada e acessível, para encontrarmos quando precisar, evitando assim comprar novamente coisas que já tínhamos. 
Isso traz economia e evita mais entulhos para uma próxima faxina!
Eu separo modelo de prova em uma pasta, atividades em outra, e invisto em gaveteiros de plástico para guardar itens de papelaria e materiais de artes. 

Ter uma agenda
Pode ser de papel ou digital. Eu ainda sou fã da agenda de papel, mas para quem curte tecnologia tem vários aplicativos gratuitos para baixar, com o Calendar e o Todoist.
Na agenda podemos anotar não só os compromissos, dias de avaliação e trabalhos, como também fazer um check list da rotina do dia com as leituras, tarefas de casa, e até compras.

Estabelecer objetivos e prioridades a curto prazo
O ideal é começar a organizar o trabalho pelas necessidades urgentes, afinal não adianta nada pensarmos no projeto de final de ano se ainda existem avaliações e trabalhos para serem planejados. Manter a ansiedade sob controle é uma boa forma de focar no que é importante e conseguir agir de forma organizada. Então vamos começar separando o que é urgente, depois o que é importante, e por último o que pode ser feito com calma!

Fugir da procrastinação
Um dos vilões da organização é o ato de procrastinar. Deixar tudo para última hora acumula tarefas e faz a gente perder tempo com objetivos não importantes, além de cultivar a preguiça!
Claro que tem gente que trabalha melhor sob pressão, mas não é o caso da maioria.
Ter foco e resolver o que precisa ser resolvido enquanto há tempo para pensar nas melhores estratégias e tomar as melhores decisões é sempre mais proveitoso do que fazer tudo correndo e sob pressão. A urgência leva a erros e serviços mal feitos. E queremos ser um professor nota 10, não é?

Não bagunçar
Pois é, depois de todo este trabalho arrumando a mesa, a rotina de estudos e colocando as tarefas em dia, dá até para refletir se não é mais fácil manter organizado do que arrumar tudo de novo!
Manter a área de trabalho e estudo sempre organizada, limpa e convidativa aumenta as chances de termos prazer nas tarefas e de não procrastinar.

Colocar a vida em ordem só depende de nós, e com o tempo organizado poderemos investir em cursos para o aperfeiçoamento profissional, gerenciar melhor sua vida financeira, e se preparar para qualquer oportunidade que possa aparecer. Por isso sigo tentando seguir os meus próprios conselhos! Rs

Beijos, M. 







🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Xerpa e Portal IBC Coaching. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!