Como trabalhar as "Festas Juninas" na escola



Oi gente animada, tudo certinho?

O mês de junho é repleto de comemorações escolares, além do Dia do Meio Ambiente (dia 05), e claro o Dia dos Namorados (dia 12), que é comemorado (ou não) com ressalvas em algumas escolas, ainda temos três grandes datas, os dias 13, 24 e 29 de junho, que são respectivamente os dias de homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.

As Festas Juninas são originárias de Portugal, chegaram junto com a colonização e com a religião católica, mas tiveram influências de outras culturas... A quadrilha por exemplo é uma dança francesa, e muitas comidas típicas das festas são de origem indígena. 

Toda essa "mistureba" transformou uma tradição portuguesa na mais pura e deliciosa festa cultural brasileira! 
Particularmente é a minha comemoração escolar preferida! 
Adoro as bandeirinhas coloridas, a gastronomia, as danças e o figurino.

Mas muitas pessoas são avessas às festas juninas, por motivos religiosos, e caso alguns alunos não entendam a importância cultural da comemoração é preciso respeitar e oferecer a opção de não participar.





A Festa Junina está inserida na BNCC, dentro da terceira competência "Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”
Portanto as festas devem ser trabalhadas de forma pedagógica, inclusiva e socializadora, desenvolvendo as habilidades socioemocionais, promovendo reflexões com um verdadeiro evento social com a participação de toda a comunidade escolar.
 
A comemoração não pode ser apenas lúdica, ela também precisa mostrar a realidade do homem do campo, explicando a cultura da área rural do país. E para isso podemos trabalhar com várias possibilidades:

✔ Mostrar o significado e origem das tradições;
✔ Pesquisar festa similares em outros países ou até mesmo das diferentes regiões do Brasil;
✔ Desmistificar o homem do campo, evitando o caricato e investindo em figurino adequado;
✔ Trabalhar a origem das músicas e seus significados;
✔ Produzir brincadeiras e decorações que todos possam participar da confecção.

Viu, dá pra fazer muito mais que apenas pular a fogueira!
Lembrando que a caricatura do caipira pode ser considerada preconceituosa, e não apenas lúdica, portanto é importante trabalhar de forma respeitosa, focando na história e cultura do povo, e não em fantasias e trejeitos!


Beijos, M.


🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Mundo Educação, Coletivo leitor e Alliance Resorts.  A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!