"Não me venha com chorumelas"

Oi gente,

Já deu para perceber que para começar temos dois assuntos na pauta principal: Postura profissional e prática de leitura.
Como estou ávida nesta campanha de estimular a leitura entre professores tenho conversado com muitos profissionais do meu ciclo social, montando grupos, e divulgando novas publicações.
E confesso que a tarefa não está tão fácil! 

- Não tenho tempo para ler; 
- O trabalho me suga demais; 
- Não sobra dinheiro para comprar um livro sequer.

É verdade, o salário é vergonhoso e a carga horária de trabalho é exaustiva. Se pelo menos a gente conseguisse um salário digno que nos permitisse não trabalhar 12 horas por dia para conseguir o sustento, ajudaria um bocado!
Mas isso é um papo extenso e para uma outra postagem.
E quem é universitário então? Muitos estão em estágios não remunerados.

Mas vamos dar uma pausa nas desculpas, mesmo que válidas...
No momento só tenho uma pergunta para continuar o discurso:
Visto que a necessidade de ler é um fato, vamos continuar reclamando da falta de tempo e dinheiro, ou vamos tentar fazer algo para mudar isso?

Se responder a segunda opção, abaixo tem algumas dicas...

- Escolha algo que você goste
Seria ótimo estar na companhia de um Hemingway, Dickens, ou Graciliano Ramos, mas para quem curte algo mais leve e despretensioso não tem problema, dá pra iniciar o hábito de ler até com "Cinquenta tons de cinza".
O importante é ler! Aos poucos direciona-se o hábito para leituras mais ricas.

- Mantenha um livro na bolsa
Dê preferência por edições de bolso, ou livros finos. A gente sabe como é essa vida de carregar material para as aulas, e o livro não deve ser, literalmente, mais um peso no seu dia. 

- Tente ler em momentos de ócio
Ônibus, metrô, ponto de espera, fila do banco, enquanto aula não começa, aquele momento depois do almoço. Qualquer momento pode ser um bom momento!

- Junte um grupo para ler o mesmo livro
Se os amigos costumam se juntar para bater papo, que tal sugerir um "clube do livro"? Todos precisam ler o mesmo livro e depois se encontrar para discutir as ideias. Serve para qualquer tipo de literatura, até romances. Ler junto é muito legal e pode estimular o hábito.

- Na falta de dinheiro, pegue emprestado! O livro, não o dinheiro.
Amigas, colegas de trabalho, e até bibliotecas (sim, elas ainda existem). A parte boa de pedir emprestado é que você pode sentir a pressão de ler com afinco para devolver o livro depressa. Porque ficar enrolando para ler o livro dos outros é praticamente mau caratismo! rs

- Antes de dormir pode ser uma boa!
Para algumas pessoas a prática de ler antes de dormir pode não ser legal, já para outras, é um hábito que funciona bem!
Eu, por exemplo, adoro ler antes de dormir, porque ajuda a desligar o meu corpo da correria do dia, e depois de umas cinquenta páginas eu já pego no sono. Se você dorme na primeira página, definitivamente não é uma dica para você!

- Crie uma rotina
Mesmo que não seja na hora de dormir, separe durante o dia um momento de ler. Meia hora já faz uma diferença enorme no seu hábito. Pode ser de manhã quando acordar, antes da casa começar o seu funcionamento. Pode ser em algum período livre entre uma aula e outra. Pode ser antes do jantar. Enfim, o tempo que ficar melhor para a sua rotina. Se durante a semana não tiver mesmo como inserir a leitura no seu dia, escolha um bom momento só seu no final de semana e se entregue ao prazer da leitura!

- A dica principal é: NÃO DESISTA!
O hábito pode ser difícil de adquirir, principalmente pela nossa falta de atenção e foco, mas resista aos estímulos externos e vá enfrente.

Beijos, M.








🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Administradores.com, Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!