Professor, como está a sua leitura?

Oi gente,

Já cheguei tagarelando, mas essas conversas introdutórias são importantes, inclusive para quem chegar aqui no futuro, pois explicam a intenção da página: Esse é o meu projeto de estudo, motivação e valorização docente.

Parece auto ajuda, eu sei.
Mas as vezes a autoajuda realmente ajuda! Rs
Eu gosto muito de conversar com professores, trocar informações e conviver com eles, principalmente com aqueles que se tornam um marco na vida dos alunos! E todos querem ser deste tipo, não?

A intenção aqui é trabalhar o aperfeiçoamento profissional. O meu, claro, e de quem mais quiser ler as minhas ideias. 
Quem é estudante de Pedagogia pode estar procurando um rumo, umas dicas para o primeiro emprego, estudar para um concurso, ou apenas um auxílio durante o planejamento das aulas. Tentarei trazer informação para todos esses momentos.

Em várias fases da vida dá para focar no seu aprimoramento profissional, mas o início de carreira na Educação requer empenho, para formar a sua base profissional com qualidade, sem se poluir com os velhos hábitos de outros docentes. 

E qual o pontapé inicial para se aprimorar?
Bom, o modo mais fácil de iniciar o seu aprimoramento é começar a ler.
Parece bobagem dizer isso né?
Mas a verdade é que depois de se formar você terá pouco tempo ou falta de estímulo para a leitura.

Professores em geral falam sobre a leitura com as crianças, e compreendem como a leitura é importante para a imaginação, para a criatividade e para o vocabulário. 
Falamos sobre leitura com os adolescentes, e mostramos como é importante para o Enem e para a vida universitária. 
E a gente fala sobre leitura na faculdade, e afirma como é imprescindível para o TCC ou artigo final, e para conseguir um bom embasamento teórico na profissão.

Mas, salvo os professores universitários, a gente normalmente para de ler com o intuito de se aprimorar assim que assume a primeira classe.
Professor de Ensino Fundamental só lê prova, teste e trabalho.
E quando a gente está trabalhando na Educação Infantil passa a maior parte do tempo preparando atividades, pensando em atividades e respirando atividades.
No máximo um paradidático em voz alta. 

Professores deveriam ler biografias, livros didáticos e artigos científicos o tempo todo!

Sabe, artigo científico?
Aquele trabalho acadêmico que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de uma pesquisa realizada ou de uma revisão bibliográfica?
Então, depois que a gente apresenta uma tese, sai da faculdade, e consegue um emprego, dificilmente tira um tempinho para ler algum artigo.

Muitos professores que eu conheço não lembram qual a última vez que leram um livro teórico, que favorecesse o seu aprendizado e aprimoramento. Ou um clássico da literatura que engrandecesse o vocabulário. Isso é muito triste!

Pois é, quando a gente começa a trabalhar com a evolução do aprendizado de crianças e adolescentes normalmente esquecemos que também devemos continuar a evoluir o nosso próprio aprendizado.
Compreendo que não é preguiça, é pura falta de rotina, tempo e costume!

Mas a gente tem que começar a ler e treinar a cabeça para a leitura científica desde o primeiro ano da faculdade, pois o cérebro é um órgão que precisa ser estimulado ou atrofia igual a um músculo não usado.
E no futuro, se nos pautarmos somente nos conteúdos que ensinamos aos alunos, perderemos a oportunidade de estimular a nós mesmos.

Sem esquecer que a nossa profissão também nos cobrará uma evolução particular, afinal nem só as crianças farão parte do nosso cotidiano. 
Toda a equipe pedagógica, a coordenação, os pais, e outras pessoas do ambiente profissional contam com a evolução do professor, com o seu bom vocabulário e suas boas ideias.
Pensando nisso, responda rápido: O que você tem lido?


Beijos, M. 







🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!