Oi gente,
Tudo certinho por ai?
Sim, ainda estamos no assunto BNCC do Ensino Fundamental, e com certeza ainda vão rolar muitos posts por aqui sobre esse tema. Mas pelo menos já terminamos a parte de linguagens e quem não leu pode acessar pelos links abaixo:
Hoje deixarei aqui uma postagem sobre a área de Matemática, que traz apenas o componente curricular "Matemática", porque vamos combinar que, se tratando de matemática, um componente curricular só já está bom! rs
A aprendizagem matemática é um processo em permanente construção, com o intuito de motivar o aluno a questionar, testar e verificar as respostas corretas para os problemas, desenvolvendo assim a linguagem matemática, que se inicia não apenas no letramento matemático da alfabetização mas mesmo antes da Educação Infantil: Ao ensinar o bebê a mostrar que está fazendo 1 ano, levantando o dedinho, você já está inserindo matemática na vida da criança.
O interessante da linguagem matemática é que embora ela seja exata e deva ser contextualizada na vida real, é também um componente que trabalha muito com a imaginação e a abstração. A matemática também trabalha com o figurativo!
Para esse componente a BNCC propõe cinco unidades temáticas que apresentarei resumidamente.
Números - que tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico e as noções fundamentais da matemática, compreendendo a noção de número (posicionamento e valor), conhecendo e quantificando objetos, construindo ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem. Trabalhando sempre com situações significativas, contextualizadas e interdisciplinares.
Álgebra - aprender álgebra trata de estruturar o pensamento algébrico, trabalhando sequências numéricas, padrões e operações matemáticas. Para isso é importante levar os alunos a explorarem situações problema de regularidade e irregularidade, como completar tabelas, descobrir números não apresentados nos problemas, estabelecer conexões, entre outras atividades que vivenciam a álgebra.
Geometria - a geometria envolve os conceitos sobre posição e deslocamento no espaço, formas, figuras planas e espaciais, simetrias e representações. Começamos identificando o quadrado, o triângulo e o circulo na Educação Infantil
Grandezas e medidas - propõe o estudo das medidas e a relação entre elas, ou seja, estuda as relações métricas e favorece a interdisciplinaridade com outros componentes como Ciências e Geografia.
Probabilidade e estatística - trabalha com o levantamento de dados e análise de possibilidades por parte dos alunos, em situações promovidas pelo professor.
Lembrando que todo e qualquer conteúdo trabalhado pode ser explorado de forma interdisciplinar, junto com outros componentes, e que todo plano de aula deve ser pensado para contemplar as dez competências gerais da BNCC e as competências específicas do componente.
No caso de matemática temos oito competências específicas que estão abaixo e podem ser encontradas tanto no documento oficial da BNCC, como no curso do MEC - A BNCC nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
1. Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.
2. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.
3. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.
4. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.
5. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
6. Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).
7. Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
Terminamos matemática por aqui, e o próximo post será sobre as Ciências Humanas!
Para quem cansou do assunto tem outros temas aqui no blog como alguns teóricos e legislação.
Beijos, M.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!