O que é Didática?


Oi gente plena, cheia de otimismo e bons pensamentos, tudo maravilhoso por ai? 
Por aqui tudo anda caminhando devagar, mas avante!

Hoje passei para conversar sobre um assunto que adoro, e é uma das minhas linhas de pesquisa dentro da Alfabetização: A tal da Didática
Afinal, o blog chama "Didatiquei" por um motivo: Estou sempre em busca desse suposto dom (?), prática (?), técnica (?) que nos faz bons professores.

O que faz um professor passar um conteúdo com leveza e fazer com que seus alunos compreendam de forma simples?
Por que dizemos que um professor tem didática e outro não. O que é ter didática?

Em uma busca simples pelo Google encontramos o significado de Didática como "a arte de transmitir conhecimentos e técnicas para ensinar", assim como vários textos e livros sobre o assunto. Alguns que achei bem interessantes deixarei com os links abaixo...


Seguir ou criar um método para as aulas é importante? 
Sim, saber qual o caminho se deve seguir é fundamental, mas a primeira desconstrução que precisamos fazer é entender que a didática não é um dom. A didática é principalmente uma reflexão pessoal sobre uma das verdades da Pedagogia: Se o aluno não aprendeu é porque o professor não ensinou, ou pelo menos não obteve sucesso ao tentar ensinar. Esse é o primeiro ponto que faz um professor desenvolver uma boa didática em aula, ser e sentir-se o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem.





Nos primórdios da Educação a transmissão de conhecimento era unilateral, e acreditava-se que bastava o professor expor seus pensamentos para que o alunos aprendessem o conteúdo desejado. Por isso sempre foi tão comum encontrar professores brilhantes, mas que não conseguiam transmitir seu conhecimento aos alunos.

Passou a existir então a preocupação com um método, uma técnica, que possibilite os professores a transmitirem o conteúdo de suas aulas aos alunos, de uma forma que eles compreendam. O próprio Comênio, conhecido como "o pai da Didática", o primeiro teórico a respeitar os sentimentos e a aprendizagem dos alunos, escreveu um método de ensino e aprendizagem em seu livro "Didática Magna", que ia das teorias de aprendizagem até o cotidiano em sala de aula, um manual para fazer do professor um profissional do ensino preocupado com o seu aluno, e não apenas um missionário detentor do conhecimento. 

Com a informação acima podemos perceber que a evolução da Didática é clara: Era sobre a forma, o método de ensinar e suas técnicas, e hoje, após uma grande evolução neste campo, a Didática se tornou também o estudo, não só sobre as formas de ensinar, mas sobre quais formas o aluno aprende.
Portanto, baseado no curso de Didática Geral da Unesp, o qual estou utilizando como diretriz para escrever esta postagem, temos três princípios a serem observados:

1. A Didática é parte fundamental do trabalho docente, pois é o ato de fazer com que os alunos aprendam;
2. Para tal, o professor deve utilizar não só de métodos e técnicas, mas de sensibilidade, atitude e interesse na evolução do aluno.
3. Mantendo para isso uma postura investigadora, reflexiva em sua prática, e autocrítica. Estudando sempre novos materiais didáticos, novas abordagens e novos estudos sobre as práticas pedagógicas. Mantendo um relacionamento de troca de informações com alunos e outros professores.

Partindo desses princípios o professor torna-se um orientador da aprendizagem, e não o supremo e pedante detentor de todo o conhecimento (mesmo que obviamente ele precise dominar completamente todo o conteúdo a ser ensinado). 
Mas ele também não deve somente ser um orientador, existem muitas ações que o professor pode desempenhar para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem! E esse conjunto de ações está mais próximo da Didática que apenas um sistema de métodos. Ter familiaridade apenas com o conteúdo não é suficiente, o docente precisa também ter familiaridade com as dificuldades em se aprender tal conteúdo.

É certo que dominar bem uma área de atuação não nos faz professores, nos faz apenas especialista em certa área. Para ser um professor com didática é preciso dominar também os saberes pedagógicos, como diz a máxima "Para ensinar latim a João é preciso conhecer o latim e o João".

Como professora consigo compreender que a Didática é saber o que ensinar, de qual forma ensinar, porém, principalmente, QUERER ensinar.
Ter o conhecimento pleno do conteúdo e ter a VONTADE de transmiti-lo de uma forma que todos os alunos compreendam.
Entender o aluno e suas dificuldades e agir com EMPATIA e ESFORÇO para que o aluno alcance o conhecimento desejado. Sem sentir-se melhor que os outros por saber, apenas parte de um grupo onde se compartilha conhecimento!


E vocês, didaticaram?
Beijos, M.


Vídeos do curso¹ de Didática da Unesp/Univesp em ordem de apresentação (média de 20 min. cada vídeo)

URL


¹ O curso de Didática citado é um agregado de conteúdos sem monitoria e sem certificado, porém repleto de informações preciosas para o enriquecimento da prática pedagógica. Vale a pena o investimento de tempo nesses estudos! #ficadica


🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Blog Celso Antunes, Ponto Didática, Estante Virtual, Unesp, e Canal Univesp. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!