O que são "Teorias de Aprendizagem"?


Oi gente que está toda trabalhada no conhecimento, tudo bem por ai? 
Hoje vou falar sobre as Teorias de Aprendizagem

No futuro conversaremos um pouco por aqui sobre o tal do Construtivismo, e como explicarei também o Behaviorismo achei interessante começar primeiro com uma postagem introdutória sobre o que é uma "teoria de aprendizagem".

Muito ouvimos sobre "aprendizagem", mas o que significa esta palavra?
Aprendizagem é o ato, a ação ou o processo de aprender algo.
Mas não se trata apenas de adquirir informação, para algo ser aprendido é necessário que ocorra uma mudança naquele ser, de forma sólida e efetiva. A aprendizagem trabalha com mudanças nas habilidades e capacidades que alteram o desempenho, seja cognitivo, afetivo ou psicomotor de um ser.

Sim, a aprendizagem pode ser cognitiva - um armazenamento de informações na mente - pode ser afetiva - resultado de sinais internos e emoções dos indivíduos, como a alegria ou um descontentamento, e pode ser psicomotora, que envolve treinos e práticas com a finalidade de adquirir respostas musculares aos estímulos apresentados

Descobrir como aprendemos, como sabemos e o que é conhecimento, é um ramo de estudo da filosofia chamado Epistemologia. 
A Epistemologia surgiu na Grécia Antiga em 384 a.C., e desde então estuda a aquisição de conhecimento e a aprendizagem. Mas as maiores descobertas sobre o assunto foram encontradas no século XX, graças ao estudo da Psicologia, que é a ciência que estuda o pensamento e o comportamento humano.

A Psicologia busca saber como as experiências afetam o pensamento e as ações humanas, qual o papel da biologia e da hereditariedade em nossa vida. Além de examinar a consciência, os sonhos e desejos humanos e a transformação de crianças em adultos, tentando explicar como pessoas pensam, agem e sentem.   

E como saber se algo foi aprendido?
Os psicólogos buscam evidências da aprendizagem por meio das alterações que ocorrem no comportamento das pessoas. 
Porém algumas mudanças drásticas de comportamento podem não ser sobre aprendizagem e sim o resultado do cansaço ou de outros problemas, inclusive de saúde.
Então podemos definir a aprendizagem como uma potencial mudança no individuo, resultado de experiências, que ocorre no organismo como um todo, seja humano ou não humano. E a mudança de comportamento é um dos aspectos que evidencia essa aprendizagem.

Como entender o pensamento e o comportamento humano é algo complicado, psicólogos estudam, pesquisam e testam hipóteses de alguma regularidade e previsibilidade destes comportamentos, tentando explicar esses fenômeno a partir de uma sistematização. Isto significa construir uma teoria!

Então, uma teoria de aprendizagem é um conjunto de afirmações cuja função é explicar de maneira simples as observações e estudos executados por cientistas daquela área, que partem de hipóteses sobre o comportamento e pensamento humano permitindo fazer generalizações dos resultados.

Para sabermos mais: Uma teoria é diferente de um principio, uma lei ou uma crença.
Um principio é uma probabilidade ainda não comprovada, como o principio da inocência - onde a pessoa é inocente até que se prove o contrário.
Uma lei é uma afirmação já comprovada com exatidão, como a lei da gravidade. 
Uma crença é algo pessoal não comprovado, como por exemplo as pessoas que acreditam que manga com leite não se pode misturar. 
E uma teoria é o estudo de uma crença, observando-a, testando-a e tentando explicá-la, buscando a comprovação desta crença. 





 

Uma teoria deve ser coerente e não contraditória, deve ser testada e ter utilidade, baseando-se em fatos verificáreis e oferecendo informações e explicações satisfatórias. 
Uma teoria sempre deve ser baseada em ciência comprovada, mesmo que no futuro ela seja refutada com outras teorias, afinal, a ciência está sempre se desenvolvendo e se superando. Algumas crenças se tornaram teorias, outras não.

Segundo o livro Teorias da Aprendizgem de Guy R. Lefrançois, as teorias de aprendizagem resultam das tentativas dos psicólogos organizarem as observações, hipóteses, palpites, leis, princípios e suposições sobre o comportamento humano.

As primeiras teorias, mesmo que simples, continuam influenciando as novas descobertas e as teorias atuais mais complexas.

Inicialmente, dois psicólogos foram muito importantes na construção das primeiras teorias de aprendizagem: 

Wilhelm Wundt, da Alemanha, que estudou os processos mentais em seus componentes mais básicos da consciência, o chamado estruturalismo. 
E o americano William James, que discordava de Wundt sobre a mente ser explicada apenas observando sua estrutura, e utilizou em seus estudos uma abordagem chamada funcionalismo, onde acreditava que a mente poderia ser explicada pelas razões do comportamento aos estímulos externos.

Após as teorias de aprendizagem serem classificadas como estruturalistas ou funcionalistas, e as abordagens não chegarem a nenhum consenso, percebeu-se a necessidade de estudar mais a fundo a aquisição de conhecimento, e outras teorias de aprendizagem foram surgindo. 
Por aqui também senti esta necessidade, por isso que ainda voltarei nesse assunto tão legal!

Beijos, M.

 
Bibliografia
LEFRANÇOIS, Guy. R. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: CENGAGE Learning, 2008



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!