Mais um Janeiro....

Olá gente fina, elegante e sincera. Tudo bem por ai? Como passaram as festividades? Espero que cheios de alegria e esperança. 

Esta é a primeira postagem do ano, mas sigo sem promessas de muitos textos novos, porque a vida anda uma loucura! Claro que a intenção é sempre trazer mais conteúdo, mas preciso conseguir um equilíbrio entre as tarefas e o descanso, porque eu não sou a Mulher Maravilha e o corpinho aqui cansa.

Na escola, mesmo sem as aulas regulares, o foco é estar à disposição para tudo que a administração precisar, isso inclui tarefas de organização e planejamento do retorno às aulas.

Ano passado consegui atuar como professora de apoio durante a pandemia, e isso me deu ainda mais saudades da docência. Ser assistente é uma tarefa muito legal, pois a gente tem a oportunidade de presenciar a prática pedagógica de vários professores, imaginar o que faria diferente, conhecer ideias novas de apresentar um mesmo conteúdo e assim enriquecer a nossa didática, mas nada como ter a autonomia de colocar em prática os seus projetos de aula, né? Com as aulas apoio pude escolher os recursos e os métodos para auxiliar os alunos, e foi muito bom voltar à ativa como docente, mesmo que por um pequeno período!

Além das aulas de apoio eu também entrei na fase final da pós graduação de Alfabetização e Letramento, e agora a "louca da leitura" também virou a "louca do TCC" - que não entreguei ainda, pois sempre que releio o artigo encontro algo que decido reescrever.

A leitura foi ávida neste período. Além das publicações que costumo apreciar, como o Laurentino Gomes e o Yuval Harari, o ano de 2020 foi repleto de leituras pedagógicas. Algumas eu já havia lido na faculdade e decidi revisitar, outras eu nunca tinha ouvido falar, mas achei pertinentes ao momento atual. Aliás, o tema do meu artigo científico para a especialização é exatamente este: A importância da capacitação profissional para o professor alfabetizador! Fala sério, a minha cara né?

Aliás, a minha primeira decisão para este espaço é disponibilizar o resumo dos livros que consumi neste período para quem tiver interesse em estudar ou em conhecer um pouco da obra. Que tal, boa ideia?

Tem muita coisa que eu ainda quero falar por aqui, mas não vou gastar todo o assunto num post só.
Volto logo mais.

Beijos,
M.