O aplicativo de alfabetização do MEC


Oi gente animada e por dentro das novidades pedagógicas! Tudo bem por ai? 
Passei por aqui cedinho para contar algo, caso vocês já não saibam... O MEC lançou um aplicativo para auxiliar na alfabetização.

O aplicativo se chama Graphogame e, juntamente com os cursos de capacitação já oferecidos, faz parte do projeto Tempo de Aprender, que o Ministério da Educação está desenvolvendo com a finalidade de diminuir o analfabetismo escolar.
O Graphogame foi desenvolvido na Finlândia inicialmente voltado a crianças com dislexia, e então aperfeiçoado para alfabetizar alunos de 4 a 9 anos. Adotado em outros países como França e Estados Unidos, ele é gratuito e trabalha com o método fônico.
Há muitas divergências sobre o método fônico aqui em nosso país, por conta da diversidade sonora do nosso idioma, e até mesmo sobre a utilidade da estratégia, mas a gente que trabalha com alfabetização tem que conhecer de tudo, não é mesmo?

Porém, o questionamento principal sobre o aplicativo é sobre a sua real utilização com as crianças brasileiras, pois mesmo gratuito e com a possibilidade de jogar offline é preciso internet para baixar, e obviamente é necessário um celular ou tablet para jogar, uma realidade muito distante da maioria das crianças do ensino público, que infelizmente são as mais carentes de apoios pedagógicos e mais desafortunadas alfabeticamente.

O jogo em si é interessante. Testei aqui em casa e as crianças ficaram bastante interessadas. E vocês, já testaram o aplicativo? 






Segue o site para quem quiser conhecer mais.
Beijos, M.