Como trabalhar o "Dia do Índio" na escola

Olá gente sabida deste mundo diverso e cheinho de informação!
Tudo certinho por ai?

Hoje, dia 19 de Abril, é Dia do Índio, data bastante trabalhada no calendário escolar durante o mês de abril. Mas antes de contar a história desta data, vou sugerir uma correção..
Que tal começarmos a falar de uma forma melhor?
Que tal partir de agora dizer Dia do Indígena ou dos Povos Indígenas!




"Ah, pronto! Lá vem o mimimi do politicamente correto"
Na verdade não é uma questão de "mimimi", é aproveitar a data pra ensinar e fornecer informações verdadeiras, não apenas reproduzir estereótipos fantasiosos e preconceituosos, que não levam a aprendizagem nenhuma.
Se podemos ensinar o certo, porque continuar ensinando o errado?
O termo "índio" foi herdado do período da colonização, uma denominação dada por Cristóvão Colombo quando pensou ter chegado às Índias (na época esse era o nome dado a toda a região que ficava no Oceano Índico), dessa forma, o uso do vocábulo é incorreto.
Para falar sobre as etnias que viviam no Brasil desde antes do seu descobrimento o termo correto é indígena. Segundo Daniel Mundukuru, chamar o indígena de "índio" reflete uma ideia folclórica e preconceituosa, enquanto a palavra indígena, que significa "aquele que está ali antes dos outros", tem verdade e respeito!

E falando em respeito, já é hora de trocarmos essas atividades equivocadas que continuamos a reproduzir desde os primórdios da Educação. Tem muita coisa legal para as crianças aprenderem sobre os povos indígenas, e pintar o rosto e se fantasiar com um cocar está muito longe disso! Portanto é hora de rever esses conceitos e trabalhar com qualidade esse conteúdo tão rico!


"Muitas vezes os professores promovem atividades escolares com boas intenções, como pintar as crianças com duas linhas paralelas nas bochechas, colocar um cocar de brinquedo e dançar músicas em línguas que as crianças não compreendem. Estas atividades podem até trazer um sentimento positivo das crianças em relação aos indígenas, mas não trazem a realidade.
Temos no Brasil mais de 300 povos indígenas. A reprodução da imagem de um “índio genérico”, caracterizado por pinturas, vestimentas e aspectos físicos exclui diversas etnias e indivíduos, que por diversas questões não se enquadram neste padrão imaginário.
Não generalize. Lembre-se de evidenciar a diversidade de povos indígena e suas particularidades. Mostre também indígenas ressurgidos, de cabelo crespo, sem pinturas, universitários, etc. Traga exemplos reais e explique qual a etnia, onde está localizada e aspectos de sua cultura." (AXA.org.com)


O povo indígena é homenageado no dia 19 de abril, em toda a América Latina, pois foi a data em que os delegados indígenas, representantes do povo indígena em vários países latino-americanos, se reuniram no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu no México, no ano de 1940.
A finalidade deste congresso era discutir várias pautas sobre situação dos povos indígenas desde a colonização. Saiba mais no vídeo abaixo:





No início do século passado havia um interesse muito grande em estudar as culturas primitivas, a antropologia se esforçava para compreender os hábitos e a importância dos povos indígenas para história, e isso despertou a atenção também das políticas públicas para a proteção desses hábitos e costumes. O Primeiro Congresso Indigenista Interamericano serviu como ponto de partida para essas políticas públicas, e uma das decisões tomadas foi a escolha do dia em que ocorreu o congresso como o "Dia do Índio". A partir de 1941, vários países do continente americano passaram a incluir em seus calendários o 19 de abril como o dia de homenagem aos seus povos nativos.

(A título de curiosidade, o dia Internacional dos Povos Indígenas é dia 9 de agosto)

Hoje em dia existem leis, inclusive a LDB, que asseguram que a cultura indígena seja trabalhada nas escolas não somente no mês de abril, mas sim durante todo o ano letivo. Desta forma os alunos incluirão os povos indígenas em seu cotidiano, evitando preconceitos causados pelo desconhecimento.
Como já comentei acima, existem várias formas legais e proveitosas de trabalhar a cultura indígena, e pesquisando pela internet encontrei algumas que gostaria de compartilhar - além de todas as já sugeridas no vídeo da Fafá Conta.

✔ Fazer uma mostra de vídeos, com alguns pequenos curtas sobre os povos indígenas
Antes de apresentar os vídeos à turma lembre-se de assistir para saber se a linguagem, as imagens, e o conteúdo está de acordo com a faixa etária da sua classe. E principalmente se o conteúdo é verídico e respeitoso. Nada de desenho com indígenas pintados e usando cocar, cantando musiquinhas infantis!

✔ Ouvir músicas indígenas
Tem uma rádio on-line que toca músicas indígenas 24 h por dia. Na Rádio Yandê é só entrar e ouvir a melodia, que aliás, é deliciosa.
Nada de "Vamos brincar de Índio" porque é bonitinha, mas não ensina nada! 

✔ Estudar sobre as comidas que são originárias desses povos
Já pensou uma aula com tapioca, pipoca e paçoca? Hum... Que delícia!

✔ Confeccionar instrumentos musicais utilizados nas aldeias
Que tal construir um maracá? (Instrumento utilizado nas tribos brasileiras) 
As crianças vão adorar!

✔ Conversar sobre as palavras do nosso vocabulário que foram originadas das línguas indígenas

✔ Aprender sobre as brincadeiras indígenas

✔ Fazer uma roda de leitura com lendas ou até mesmo livros escritos por indígenas
E claro, sem apresentar aqueles vídeos infantis estereotipados sobre as lendas, a não ser que seja para comentar os erros!

Pois é, tem bastante diversidade para trabalhar a cultura indígena o ano todo!
Vamos começar?

Beijos, M.



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Portal do Professor, AXA.org.com, Radio Yandeê Canal Fafa Conta, Canal Daniel Munduruk, Canal da Diamantha Aweti Kalapalo, Canal Clariana Azevedo, Brasil Escola, Google e Wikipedia. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!