Refletindo sobre o "Dia da Mulher" em sala de aula

Olá gente bonita e estudiosa, dessa internet cheia de assuntos interessantes! Tudo bem por aí?
Hoje trouxe uma reflexão que considero muito importante: Como trabalhar o Dia Internacional das Mulheres na escola!
Mas a primeira coisa que gosto de enfatizar é que não é um dia de "comemorações", afinal, não há muito que se comemorar nem pela história do dia, nem pelas poucas (sim, poucas!) conquistas femininas que ocorreram desde aquele fatídico dia em 1857, onde mais de 100 mulheres morreram queimadas, pelo simples fato de estarem pedindo melhores condições de trabalho.
Porém é um dia de homenagens, à força feminina e tudo que ela representa para a sociedade que vivemos.




Trabalhar este conceito em sala de aula vai muito além de entregar flores, pintar uma florzinha, recitar poemas, exaltar a beleza e a maternidade feminina. Que aliás, são práticas bastante ultrapassadas e colocam as mulheres em um lugar objetificado e de fragilidade, e a data não pode ser diminuída, reduzida a isto. O ideal é trabalhar com muita conscientização e respeito, pois isso gerará frutos no futuro!

Como?
Que tal começar apresentando alguns vídeos sobre a data? O da Fafá Conta é figurinha carimbada nas salas de aula, mas tem muitos mais além dele...







Curtas para reflexão
Tentar trazer os alunos para uma reflexão saudável sobre o tema também é bem legal, principalmente se a professora deixar as opiniões surgirem espontaneamente, e enriquecer o debate com intervenções de qualidade.

Sobre o preconceito com a  inserção de mulheres em mercados de trabalho tipicamente masculinos 
(Em inglês, mas dá para colocar legenda, então o ideal é para salas que já acompanhem a leitura dinâmica)

Sobre a dificuldade que existe, ainda hoje, na vida de muitas mulheres, principalmente nas áreas mais pobres do país.

Um experimento internacional que foi repetido nas escolas do Brasil, e que, para dar um quentinho no coração, mostra que as crianças já estão compreendendo que mesmo que homens e mulheres sejam diferentes (pois somos, e isso é inegável, já que cada pessoa no mundo é única) eles possuem os mesmos direitos.

Leituras importantes
Apresentar as mulheres importantes na história, seja pela sua luta ou pelos seus resultados, também é um bom ponto de partida. Pode ser apresentado um vídeo sobre elas? Claro! Mas por que não uma leitura? 


Vamos trabalhar ícones femininos como Marie Curie, Malala Yousafzai, Rosa Parks, Valentina Tereshkova, Hedy Lamarr, Bertha Lutz, entre tantas outras mulheres maravilhosas que mudaram o mundo e sua história!

"Ah, mas meus alunos são pequenos, como fazer essas leituras?"
Livros infantis que estimulam a representatividade e o empoderamento feminino não faltam...



E antes de terminar, deixo aqui um auxílio extra para os professores: Vídeo maravilhoso da Professora Coruja

Precisando de atividades ou mais dicas sobre o assunto lembre-se que a internet é um mundo vasto de informação! Tenha discernimento em não reproduzir conteúdos obsoletos e misóginos, adeque o apresentado à faixa etária dos seus alunos e faça do Dia Internacional das Mulheres um momento de aprendizado real e significativo! 

Beijos, M.



🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Canal Fafá Conta e Professora Coruja, entre outros canais do Youtube acima citados. Também sites de vendas de livros, como a Americanas.com e a Amazon. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!