Bom dia, gente esperançosa e renovada nesse 2023 que acabou de chegar!
Embora o ano letivo ainda não tenha começado, o exercício deste ano (trabalho) para os professores efetivos da rede pública que, como eu, chegaram agorinha na prefeitura, já está a pleno vapor!
Sim, tal qual uma empresa, um novo funcionário da rede pública só pode tirar férias após um ano de serviço, e explico isso porque muita gente vem me perguntar: - Ué, você está trabalhando em janeiro? Mas a escola não está de férias?
Sim, os alunos estão de férias, mas a escola - esse microcosmo particular com tantos afazeres - funciona sim! E tem muita gente trabalhando para organizar o ano letivo que está para começar!
Mas se não tem aluno, o que professor faz na escola em janeiro?
E a resposta é... O que deve fazer a vida toda: ESTUDA!
No começo da semana participei da "Acolhida de professores ingressantes", o que foi muito bom, pois quem inicia no serviço público tem muitas dúvidas, e desta forma conseguimos compreender essa nova jornada, aguardada e sonhada por tantos professores.
Nesse evento de acolhida, além de conhecer as chefias da SEDUC e seu "organograma pedagógico", foi possível ouvir um discurso motivador da própria Secretária de Educação (nesta gestão, aqui em Santos, é a Cristina Barletta), além de tirar dúvidas com a própria secretária. Achei ótima a abertura para essa conversa. #goldesantos
O combinado nessa acolhida foi que durante esta semana os professores fariam formação pedagógica on-line, com cursos gratuitos sugeridos pela própria secretaria. E claro que depois colocarei todos aqui! rs
Semana que vem teremos cursos presenciais nos mais diversos setores da SEDUC, e aí eu volto para contar tudo!
Beijos, M.