Enfim, funcionária pública da Prefeitura de Santos!


Boa tarde, gente concurseira deste mundo pedagógico!
Hoje, dia 18 de novembro, é o dia da minha tão aguardada posse no serviço público. 
E como sei que é o sonho de muita gente, deixarei aqui o passo a passo de como tudo começou, vai que tem alguém procurando ajuda pela internet e cai de paraquedas aqui! 
Vou atualizando também o texto no futuro, conforme os acontecimentos seguintes, atribuições, etc... Então senta que lá vem textão!


 
Prefeitura de Santos... Lá vou eu!


Deixarei alguns conselhos pontuais, de quem já passou em alguns concursos e tem um pouquinho de experiência...

Comece a estudar já
Se você ainda não se escreveu em nenhum concurso e está esperando os editais saiba que: Não dá tempo de estudar tudo que precisa se começar o estudo apenas após a saída do edital! 
Entre o edital e a inscrição costuma ter um período curto de tempo, uns dois meses apenas, que não dá pra ler nem meia dúzia de publicações da lista sugerida.
E o que estudar se não saiu o edital ainda? Bom, alguns assuntos você já pode estudar sem medo de perder tempo, pois são certos nas provas de concurso, como a LDB, por exemplo! Se precisar de ajuda tem um link só de estudos para concurso aqui.

Leia o edital
Sei que parece besteira aconselhar isso, mas muita gente tem preguiça de ler todas as páginas do edital, o que não é muito inteligente, uma vez que todas as informações sobre a prova, sobre o pós concurso e até sobre o seu novo emprego estarão lá! Neste último edital de Santos, muita gente que passou não tinha lido o edital e não sabia nem qual a carga horária do trabalho, no final não puderam conciliar o emprego que já tinham com o novo, e acabaram por não pegar o cargo. Olha só quanto tempo e energia desperdiçados!

Dia da prova
Não esqueça de levar água, caneta, lápis, borracha, lenço de papel, RG, comprovante de pagamento da inscrição, entre outras coisas, e sempre se atentar às solicitações do edital, como por exemplo à cor da caneta. No dia da minha prova os ambulantes encheram de avisos na porta "SÓ PODE FAZER A PROVA DE CANETA PRETA", para venderem caneta aos desavisados, enquanto isso quem leu o edital sabia que só poderia fazer a prova de caneta AZUL de tubo transparente. Num vacilo desses você perde tempo e dinheiro, e pode até ser desclassificado se não prestar atenção!

Será que passei?
Pois é, a ansiedade corre solta durante esta fase, até sair gabarito, nota de corte e lista final, eu já tinha comido as unhas! Na verdade a gente só sabe se foi bem ou não no meio desse processo todo, por exemplo, quando passei na Praia Grande achei que tinha ido mal (passei em 204°), enquanto em São Vicente (passei em 7°) achava que tinha ido super bem, mas fui nomeada primeiro na Praia Grande, e em São Vicente ainda levou mais de 6 meses para a minha nomeação. Tudo depende do número de vagas disponíveis e da emergência da prefeitura em convocar os colocados.

Passei! 
Depois que sai a lista dos aprovados novas dúvidas surgem para atormentar a gente. 
Passei, e agora, já faço os exames?
Peço demissão do meu emprego?
A resposta é não. Nada disso!

Vamos compreender os períodos de todo o processo
O edital que me inscrevi saiu no dia 10 de janeiro de 2022, foi o primeiro concurso de Santos daquele ano, e as inscrições foram até o dia 10 de fevereiro do mesmo ano, depois dos recursos sobre as inscrições saiu a convocação para a prova, que já estava prevista para o dia 13 de março (praticamente dois meses após o edital - conforme falei acima). Entre divulgação de notas, classificações e convocação para a heteroidentificação - que confirma as especificidades da inscrição como negros e deficientes, a lista da classificação geral e homologação saiu apenas em 4 de agosto.
Homologação é a confirmação, por uma autoridade jurídica ou administrativa, que aquele concurso está correto e foi reconhecido e válido pela lei. 
Após a homologação começa a contar a validade do concurso previsto no edital, isto é, se o concurso é válido por um ano a prefeitura terá o prazo de um ano a partir daquela data para convocar os aprovados par tomarem posse, mas normalmente um mês após a homologação já começam a ser nomeados os candidatos habilitados.
Ah, e o prazo do concurso pode ser prorrogado por mais um período, conforme o edital! Esse de Santos tem prazo de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

Um parênteses para compreender os termos...
HABILITADO - que passou na prova
NOMEADO - que conseguiu a vaga e precisa iniciar os trâmites
CONVOCADO - que passou nas perícias e entregou corretamente as documentações
REVOGADO - que não passou nas perícias ou não entregou os documentos corretamente
EMPOSSADO - que após convocado e passado nas perícias é chamado para assinar o documento de posse para começar a trabalhar
EM EXERCÍCIO - que começou a trabalhar em uma unidade escolar
EXONERADO - que desistiu do cargo ou deixou o cargo por qualquer motivo

Quantos aprovados serão chamados?
Por obrigatoriedade o número de empossados deve ser igual ou maior ao número de vagas disponíveis no edital! Então se o seu concurso tem 120 vagas, e você passou em 119, parabéns, você está a caminho da posse! Mas nada de pedir demissão... Lembre-se que ainda pode levar um ano para convocarem.
Porém, se a sua classificação não está dentro das vagas garantidas, ainda sim pode ser convocada (o), portanto não se desespere!
Este edital de Santos tem 80 vagas para Pad I (Professor Adjunto para Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1° a 5° anos), incluindo nessas vagas as cotas para negros e deficientes.

Ficar sempre de olho no Diário Oficial
Inclusive isso não é um conselho, é uma obrigação descrita no termo de posse, pois a comunicação da prefeitura com o docente, inclusive já empossado, será sempre pelo Diário Oficial da cidade.

Após a homologação do meu concurso (edital 01/2022), que se deu no dia 4 de agosto, a primeira nomeação saiu no Diário Oficial de Santos em 16 de setembro, um pouco mais de um mês. 
Eu passei nesse concurso em 48°, e minha nomeação saiu no dia 14 de outubro, imaginem como foi a minha comemoração de "Dia dos Professores" ? rs
Nesse período entre a nomeação e a convocação é que passamos pelas perícias, com a entrega dos exames médicos e dos documentos solicitados no edital!
A minha perícia foi marcada para o dia 31 de outubro, o que me deu pouco tempo para todos os exames, então foi bem corrido. Por sorte eu já tinha ido ao dentista com antecedência para fazer limpeza nos dentes!
No mesmo dia que saiu a data no D.O. eu recebi um e-mail do setor de contratação, me enviando algumas fichas para que eu preenchesse, como a ficha de histórico médico, onde você coloca as doenças que já teve, se fez cirurgia, as informações sobre a saúde dos parentes próximos, a lista de vacinas obrigatórias, etc.. 
Se você não receber nenhum comunicação precisa entrar em contato com o departamento da prefeitura para receber as diretrizes que vão te guiar aos próximos passos!

Sobre grupos nas redes sociais
Sempre alguém monta um grupo do concurso, onde os aprovados se reúnem para trocar informações e até desinformações (rs)!
O legal de entrar em um grupo é que caso você perca algum edital sempre tem a galera postando e comentando sobre as últimas novidades, aí da pra correr atrás! Mas cuidado com as "teorias da conspiração" que sempre aparecem e deixam a gente mais ansiosa e pensando em besteira! Se atenha a fatos e informações reais.

Sobre os exames
Essa parte é bem chatinha...  
O prazo dado para os exames depende muito de cada prefeitura, achei o da Prefeitura de Santos bem curto, principalmente para quem vai tentar fazer pelo convênio médico. Pelo SUS é praticamente impossível conseguir, devido aos prazos. 
Com medo de não dar tempo, antecipadamente já marquei as consultas médicas, para solicitar as guias/pedidos dos exames, e deixei para fazer os exames quando estivesse no período marcado. Por aqui deu certo essa estratégia!
Consegui antecipar também as vacinas obrigatórias (a de tétano estava atrasada e tive que colocar em dia) e fui no dentista para fazer limpeza e me certificar que não tinha nenhuma cárie oculta, pois qualquer problema odontológico pode reprovar na perícia! Afinal, mesmo que demorasse a nomeação, ir no dentista e tomar vacina é sempre lucro!
Algumas prefeituras aceitam exames anteriores, no prazo de 90 dias. Então até dá para arriscar e tentar fazer antes, mas não fiquem chateados se demorar para sair a nomeação e precisar repetir. É um risco!

O que eu posso adiantar?
Além das consultas, para solicitar as guias/pedidos dos exames aos médicos, dá pra adiantar também a organização da documentação solicitada. É bastante coisa!
Já separe tudo e tire xerox do que precisa, sempre seguindo o edital!
Verifique se algum documento precisa ser atualizado...
- RG muito antigo, com uma foto que já não parece mais você (e a maioria não aceita CNH no lugar, então se você está sem RG, corre para tirar!)
- Certidão de casamento com averbação de divórcio atrás, que precisa estar atualizada (1 ano de prazo)
- Se não encontrar comprovante de votação nas eleições precisa tirar Certidão de Quitação Eleitoral
- Tem concurso que pede Antecedentes Criminais - Santos não pediu, mas a minha última convocação em Praia Grande solicitou o atestado!
Os documentos variam muito de prefeitura para prefeitura, e muita gente tem dúvidas específicas como por exemplo sobre as declarações de acúmulos, etc... Se eu escrever sobre cada detalhe o post ficará imenso, mas qualquer dúvida pode me mandar um e-mail que eu respondo!
(moniazlourenco@gmail.com)

Como foram os exames da perícia?
Bom, pra mim o mais "chatinho" foi a perícia odontológica. 
A dentista do DEGEPAT (Departamento de Gestão de Pessoas - que é responsável pela nossa contratação) é bastante rigorosa, então qualquer mancha, rachado, suspeita de cárie, tártaro, gera um pequeno "empecilho" na sua aprovação, e um conjunto de empecilhos pode causar a sua reprovação na perícia odontológica! Eu passei na perícia com ressalvas, ela solicitou mais uma limpeza de tártaro para apresentar em outubro (isso porque eu tinha feito dois meses antes!) e sugeriu que eu extraísse o dente do siso, que poderia me prejudicar no futuro. Por isso que aconselho... Vá ao seu dentista antes, peça um check-up e deixe tudo 100% para a perícia!
A perícia médica foi mais tranquila.
Apesar dos meus exames não estarem 100%, pois sou diabética e disso não tem como fugir, solicitei ao meu médico um laudo informando que faço tratamento de controle para a doença. O legal de fazer os exames com antecedência é que dependendo do resultado você tem algum tempo para refazer, ou solicitar ao médico um laudo sobre o problema encontrado. Se o problema não afetar a sua futura carreira no magistério e você tiver um laudo constando o tratamento, você passará na perícia!
O exame da perícia em si é bem simples... Ele aferiu a minha pressão, solicitou que eu demonstrasse alguns movimentos, como por exemplo encostar a ponta dos dedos das mãos nos meus pés, fazer um giro (para verificar tontura e labirintite), e fazer um agachamento. Aliás, vá com roupa confortável, eu estava de calça jeans skinny e o agachamento quase não rolou! rs
A verdade é: Se não apareceu nada fora do padrão nos seus exames, você está dentro!
O médico levou mais tempo avaliando os resultados dos exames e a ficha do histórico médico preenchida que eu levei, do que me examinando.
Por sorte a Prefeitura de Santos solicitou poucos exames, só a videolaringoscopia (que é pra verificar calos ou nódulos nas cordas vocais - e professor com problema de voz não é contratado!), o raio x do tórax PA/ Perfil, e um exame básico de sangue, básico mesmo, que nem pediu colesterol (ufa!)

Dicas...
Antes da videolaringoscopia não tome café, nem coma chocolate ou massa, pois pode aparecer refluxo no exame, que alguns médicos da perícia veem como empecilho (pois refluxo, com o tempo, engrossa as cordas vocais). Se aparecer refluxo no exame já sabe: Solicite ao médico um laudo!
Coma maçã e tome bastante água dias antes do exame, para deixar as cordas vocais bem maleáveis!

Convocação
Após o meu APTO na perícia foram alguns dias acompanhando o Diário Oficial até sair a minha convocação para a posse. E é muito importante acompanhar, porque basta uma falta em qualquer parte do processo para que você perca o seu futuro cargo! 
A convocação da minha posse saiu no D.O. em 14 de novembro, com a data de comparecimento para dia 18 de novembro. Então juntei todos os documentos que o edital solicitou, o documento de APTO que recebi no dia da perícia, e mais uma ficha de imposto de renda que recebi para preencher - naquele e-mail que recebi na nomeação, conforme descrito acima - e rumei para o endereço na hora marcada para assinar a minha posse.
Mentira, eu estava ansiosa e cheguei adiantada mais de 45 minutos! Nem me deixaram esperar lá, tive que ir passear pelo centro para "fazer hora".

Posse
É na hora da posse que entregamos todos os documentos, que são conferidos minunciosamente! Estando tudo certo você assina o termo de posse do seu cargo, e é oficialmente uma funcionária pública!
Eu queria muito ter tirado uma foto deste momento, mas não deixaram... Segue aqui o meu protesto!
Após assinar a posse você recebe uma enxurrada de informações, de deixar qualquer um levemente tonto! rs
Colocarei aqui um "resuminho", porque sempre perguntam nos grupos sobre essas coisas...

Um parênteses para compreender a vida do Professor Adjunto I...
Um professor adjunto nada mais é que um professor substituto, então o salário é baixo e leva um tempo até conseguir uma sala vaga para ganhos melhores, tendo em mente que:
- O valor do seu salário está estipulado no edital, e ele não pode ser menor que o descrito lá, mas pode ser maior se durante o processo rolou alguma atualização ou aumento. Que foi o meu caso, aleluia!
- Você recebe pelas horas trabalhadas, também descritas no edital (que no meu caso são 105 h mensais), porém precisa estar à disposição da prefeitura durante todo o período (manhã ou tarde) escolhido na atribuição!
Porque se a escola precisar de você em algum horário fora da sua jornada, porém dentro do período, você tem a obrigação de trabalhar, e claro, ganhará hora extra por isso.
A jornada deste concurso que estou detalhando é a JORNADA III, são 14 horas semanais com alunos, 3 horas de HTI ( horário de trabalho individual - sem alunos, para planejar aula, preencher documentos, atender pais, etc...) e 4 horas de HA (hora-atividade livre - cumpridos geralmente em casa, para preparar atividades, etc..), resultando um total de 21 horas semanais de trabalho, portanto 105 horas mensais!
Como são 17 horas (horas-aula, que são de 45 minutos) por semana na escola, a maioria das unidades organiza o seu horário mínimo, por exemplo...

Na escola que estou agora eu trabalho assim:
Segunda - Das 13:00 as 16:00 h (com 1 hti)
Terça - Das 13:00 h as 16:00 h (com 1 hti)
Quarta - Das 13:00 as 16:00 (com 1 hti)
Quinta - Das 13:00 as 15:15 (sem hti - só com aluno)
Sexta - Das 13:00 as 14:30 (sem hti - só com aluno)
Dando um total de 14 horas-aula com alunos e 3 horas-aula de hti na semana!

Ah, mas se você é Professor Adjunto (vulgo substituto) e não tiver faltado nenhum professor?
Então a gestão da escola pode te direcionar para o apoio pedagógico em alguma sala, o importante é que você cumpra o seu horário!

Então todas as segundas-feiras você sai às 16:00 h? 
Não exatamente. 
O período da escola que estou é das 13:00 as 17:45 h, então eu preciso estar à disposição desta escola durante este período. Se não tiver sala para eu substituir a diretora pode me liberar no horário planejado, mas se tiver sala necessitando de professor eu OBRIGATORIAMENTE tenho que substituir e ficar até às 17:45 h. E claro, ganharei esta hora extra. Entendeu?
  
Qualquer dúvida sobre as jornadas, horários e valores, é só consultar o Estatuto do Magistério de Santos

Salário na conta
O salário da Prefeitura de Santos é pago no mês seguinte ao início do exercício, isto é, após você começar a trabalhar em uma escola. 
Isso porque entre a posse e trabalhar você tem 30 dias para começar, a seu critério.
Eu, por exemplo, assinei o termo de posse no dia 18/11, mas por questões particulares - estava toda enrolada também na escola onde eu ainda trabalhava - só iniciei meu exercício em 08/12.
Portanto, se comecei de fato a trabalhar em dezembro, meu primeiro salário só caiu na conta em janeiro/23.
Os pagamentos da prefeitura de Santos são feitos da seguinte forma: Adiantamento de 40% no dia 15 de cada mês, e os 60% restantes no dia 25. Mas cada prefeitura tem a sua planilha de pagamentos, na Praia Grande, por exemplo, eu recebia nos dias 18 e 28.

Benefícios
Também no ato da posse você recebe informações sobre direitos e deveres.
Entre os direitos estão alguns benefícios, como um auxílio-alimentação em conta (mais ou menos uns 300 reais) e um cartão com benefício alimentação (de uns 380 reais), os valores exatos variam de mês a mês. O benefício em conta você recebe junto com o salário, o cartão benefício você tem que retirar no DEGEPAT em torno de 45 dias após o início do seu exercício.
Temos a previdência obrigatória, que é um auxílio para a sua aposentadoria, que dependendo da sua idade nunca chegará! rs 
Mas nem sei se pode ser chamada de benefício, pois é tão pouco que ainda te oferecem também uma previdência extra não obrigatória para aderir.
E tem a Capep, que funciona como um plano de saúde, e é de adesão obrigatória e descontado do salário. Você pode incluir a família se quiser. 
Não é ruim, e é mais barata que um plano de saúde comum. Depois posso fazer um post só sobre isso!
O adicional de titularidade, que é um extra para quem tem pós-graduação, neste edital, só constará após o período probatório de 3 anos.
Um outro benefício explicado na posse é a falta-lei. Temos direito a 6 faltas que não serão descontadas, durante o período de um ano. A explicação é simples, recebemos um salário referente a um mês de 30 dias, porém há meses com 31 dias, portanto esses dias extras são contabilizados como falta-lei. Não podemos tirar mais de uma falta-lei por mês e elas precisam ser solicitadas à diretora da sua unidade com antecedência. 
Entre os deveres, além daqueles pertencentes ao magistério, estão algumas providências a serem tomadas logo após a posse.

- Abrir conta salário no banco. No caso da Prefeitura de Santos é o Banco Itaú. Você já sai da posse com o papel de abertura de conta, e vai na mesma hora no banco para resolver esta pendência e voltar com o número da sua conta para entregar no seu prontuário. Eu já tinha conta no Itaú, mas mesmo assim precisei ir à agência informada, para que eles "transformassem" a minha conta antiga em uma "conta salário da prefeitura".
- Enviar foto para a solicitação do crachá funcional.
- Preencher solicitação de adesão da Capep
- Solicitar senha para ao acesso aos sistemas da prefeitura (para acessar holerite, etc...)

Tudo isso será explicado lá no ato da posse, portanto sinta-se livre para tirar qualquer dúvida sobre os próximos passos dessa sua nova vida como funcionária (o) público (a).
Você sairá da posse com um documento solicitando a sua atribuição em unidade escolar, que levará na Seduc, logo em seguida.

Atribuição
Saindo da posse, com o encaminhamento do DEGEPAT para a SEDUC, você comparecerá na Secretaria de Educação para solicitar o seu ingresso em uma escola!
Nesse atendimento um funcionário da Seduc perguntará se você começará imediatamente na escola, para então te apresentar a lista de escolas com vagas disponíveis para Professor Adjunto I, que podem ser de Ed. Infantil, Ensino Fundamental ou ambos. No meu caso eu não poderia assumir o cargo imediatamente, só após o dia 8 do próximo mês, então o funcionário solicitou que eu voltasse num dia que pudesse iniciar na escola. Lembrando que a partir da posse eu teria 30 dias para começar, mas enquanto eu não começo também não começa a contar os meus dias de trabalho, portanto, além de perder posições, pois outras pessoas que passaram no concurso escolhem as vagas na sua frente, você também demora para receber os seus benefícios. O ideal é que você comece imediatamente!

Quando voltei à Seduc no dia previsto recebi a lista das escolas com vagas para Professor Adjunto I, pude olhar com calma, pesquisar no celular os endereços de cada uma delas, pedir dicas para as colegas com experiência e por fim escolher uma que ficasse mais próxima à minha casa. Hoje, posso dizer que fiz uma boa escolha! Mas isso só saberemos com a experiência na unidade escolar!

As próximas atribuições estão previstas para fevereiro, e aí terei em mãos uma nova lista, com novas vagas, para ao ano letivo de 2023. Sigo torcendo para que tenham boas opções também, porque essa vida de professor iniciante é um eterno pular de galho em galho!

Sorte para nós
Beijos
M.