Oi gente linda e antenada deste mundo atualmente chuvoso.
Não sei como está na cidade de vocês, mas aqui no litoral de São Paulo começou a chover e acho que não para mais. Tempinho bom para fazer o que? Ficar em casa estudando, claro!
Já rolou por aqui muito estudo da BNCC de Educação Infantil, quem não viu seguem os links para se atualizar:
E também já falamos sobre os cuidados com a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e qual o olhar da BNCC sobre este momento, link abaixo para relembrar:
Agora, como eu adoro seguir uma sequência, vamos conversar sobre a BNCC no Ensino Fundamental, mais precisamente nos Anos Iniciais, também chamado de Ensino Fundamental I, que vai do 1° ao 5° ano. Como o Ensino Fundamental é a etapa mais longa da Educação Básica (9 anos) ela foi dividida em duas partes: Anos Iniciais e Anos Finais. Tal já foi um dia o nosso velho "primário e ginásio"! rs
(Entreguei a minha idade agora, né?!)
Como esta etapa é parte integrante da minha atuação como pedagoga, assim como a Educação Infantil, farei postagens mais aprofundadas sobre o assunto. E pelo motivo inverso (não trabalho com Ensino Fundamental II nem com Ensino Médio) não tenho a pretensão de falar sobre as outras etapas, já que não domino essas especificidades. Mas se alguém quiser um apoio, uma luz, sobre o assunto posso repassar futuramente os meus poucos conhecimentos em um post simples.
O que aprendemos até o momento é que a Base Nacional tem dez competências gerais que devem ser trabalhadas em toda a Educação Básica, certo? Então no Ensino Fundamental continuaremos a trabalhar essas competências obrigatórias em todas as nossas aulas.
Enquanto na Educação Infantil a aprendizagem era apresentada em Campos de Experiências, no Ensino Fundamental são apresentadas as Áreas de Conhecimento.
Cada área possui um ou mais Componentes Curriculares (que antes chamávamos de disciplinas, ou matérias)
No Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) temos cinco áreas de conhecimento, são elas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Na área de Linguagens temos os componentes Língua Portuguesa, Ed. Física e Arte. No Ensino Fundamental II entra a Língua Inglesa, porém nos Anos Iniciais ela não faz parte dos componentes obrigatórios.
A área de Matemática tem o componente Matemática.
A área de Ciência da Natureza tem o componente de Ciências.
A área de Ciências Humana contempla os componentes de História e Geografia.
E na área do Ensino Religioso tem o componente de Ensino Religioso.
O dois primeiros anos do Ensino Fundamental I tem como prioridade a leitura, a escrita, e o letramento matemático, porém também são trabalhadas as outras áreas propostas.
Cada Componente Curricular possui sua lista de competências especificas a serem cumpridas durante a etapa escolar, além de suas unidades temáticas e habilidades a serem desenvolvidas. Parece complicado? Vou tentar explicar melhor...
Por exemplo, a Área de Conhecimento "Arte", tem suas competências próprias como "Explorar, conhecer e analisar produções culturais locais..." entre outras, que devem ser aplicadas nas aulas de Arte. Além disso essa área possui unidades temáticas como: Teatro, música, dança, artes visuais e arte integrada.
A unidade temática de teatro tem habilidades específicas a serem desenvolvidas.
A unidade temática de música tem habilidades específicas a serem desenvolvidas.
Outro exemplo, a Área de Conhecimento "Ed. Física", tem suas competências próprias como " Planejar e empregar estratégias para resolver desafios..." entre outras, que devem ser aplicadas nas aulas de Ed. Física. Além disso, a área de Ed. Física possui unidades temáticas como: Brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
Eu sei que é um assunto extenso, por isso farei postagens específicas para cada Área de Conhecimento. Sim, me aturem! rs
E vamos combinar que segunda feira é um ótimo dia para iniciar um novo tema da semana, amanhã já começarei as postagens da "SEMANA DO ENSINO FUNDAMENTAL"
Outra informação importante para esta introdução à BNCC dos Anos Iniciais do Fundamental é a compreensão das siglas utilizadas nos planos de aula. Onde constam as informações sobre qual faixa etária, qual área de conhecimento e qual habilidade se trata aquela atividade proposta. Quem já leu a postagem sobre Educação Infantil sabe mais ou menos como interpretar os códigos, mas deixarei aqui a explicação para o Fundamental também!
As siglas pertencentes aos Componentes Curriculares do Ensino Fundamental I nos códigos da BNCC são:
AR - Arte
EF - Educação Física
LP - Língua Portuguesa
MA - Matemática
CI - Ciências
HI - História
GE - Geografia
ER - Ensino Religioso
Podemos encontrar todas as habilidades a serem desenvolvidas em cada Componente Curricular aqui neste site oficial. Quanto às competências específicas de cada componente conversaremos um a um nos próximos posts.
Já que a BNCC veio para trazer igualdade e equidade a todos os alunos brasileiros, estudar pouco é bobagem, né? Bora mergulhar neste assunto!
Beijos, M.
🔑 Espero que tenha gostado do conteúdo.
Para escrever este texto consultei diversas fontes: Google, Wikipedia, Portal Mec, Portal do Planalto, Movimento pela Base e Biblioteca de apoio à implementação. A chave do sucesso é consultar outras fontes você também!